Cacto-parafuso (Cereus peruvianus tortuosus): o lindo cacto em forma de parafuso

 

cacto-parafuso adulto com muita floração

O cacto-parafuso (Cereus peruvianus tortuosus), também conhecido como Cacto Coluna, Cacto Espiral e até Cacto do Peru, é uma planta suculenta originária da América do Sul, possivelmente do Peru. É uma espécie de cacto que se caracteriza por seu formato espiralado, que lhe confere um aspecto exótico e único. 

Os cactos-parafuso podem atingir até 10 metros de altura, mas são mais comumente encontrados com cerca de 2 a 3 metros de altura. Eles possuem um caule cilíndrico, verde-acinzentado, com espinhos curtos e pontiagudos. 

cacto parafuso com flores
As flores do cacto-parafuso são brancas ou lilases, e florescem durante a primavera e o verão.

Já tive a oportunidade de cultivar um cacto-parafuso em minha coleção. Sem dúvida, ele é o meu cacto favorito e ocupa o lugar como número um de cactos prediletos. Há muito tempo desejava ter um exemplar dele. No final de 2018, finalmente decidi adquirir um e, em janeiro de 2019, ele encontrou seu lar na casa dos meus pais. Apesar de sua chegada com aparentemente saudável, notei pequenos danos nas pontas e em algumas partes do corpo, além de uma infestação de cochonilhas na base. No entanto, ainda assim, ele estava belo. 

cacto parafuso em vaso

Transportei o cacto para meu apartamento, que possuía uma varanda.

Regularmente, realizava a limpeza necessária para remover as cochonilhas, garantindo o bem-estar do cacto-parafuso. 

Cacto-parafuso infestado pelas malditas cochonilhas.


No entanto, quando mudei para outra moradia, optei por deixar o cacto novamente sob os cuidados dos meus pais. Infelizmente, como não estava sob meus cuidados, acabou sendo infestado novamente pelas cochonilhas. Apesar dos meus esforços em tentar salvá-lo, não obtive êxito e tive que me despedir dele em novembro de 2022. 😢

A perda do meu cacto-parafuso me deixou triste, gostava bastante dele.... Contudo, mantenho a determinação de adquirir novamente um exemplar dessa espécie futuramente. Durante o período em que estive com ele, nunca tive a oportunidade de testemunhar sua floração, infelizmente....

Fonte: https://verdenaweb.com.br/cacto-parafuso/
Próxima Postagem Postagem Antegior
Sem Comentários
Adicionar comentário
comment url