O jacinto-de-água (aguapé): a expansão desta espécie invasora é considerada crítica por cientistas e ambientalistas

jacinto-de-água agapé

Os incêndios florestais no Havaí, de agosto de 2023, que deixaram centenas de mortos e imagens desoladoras, trouxeram à tona um fator que está por trás de muitos desses desastres: a presença de plantas exóticas invasoras. De acordo com um relatório recente apoiado pela ONU, essas plantas são responsáveis por 60% das extinções de plantas e animais a nível mundial. Elas prejudicam a natureza local, abalam cadeias alimentares e ameaçam a saúde humana, a um custo estimado em US$ 423 bilhões. Entre as plantas invasoras, há uma que predomina sobre as demais espécies: a pontederia crassipes, mais conhecida como jacinto-de-água ou aguapé. Originária da América do Sul, especialmente da região amazônica, ela é a espécie terrestre invasora exótica mais difundida.  

agapé, planta flutuante

O jacinto-de-água é uma planta flutuante que possui uma capacidade incrível de se reproduzir e crescer rapidamente. Ela é capaz de dominar ambientes aquáticos, impedindo a existência de outras plantas nativas, afetando a navegabilidade e emitindo gases de efeito estufa quando se decompõe.

lago vitória áfrica
Lago Vitória, África

O caso do Lago Vitória, na África, é um exemplo das consequências graves causadas pelo jacinto-de-água. O lago, uma das principais fontes de alimento de milhões de pessoas, está ficando sem peixes, mais especificamente a tilápia, porque o aguapé absorve nutrientes essenciais para os animais que vivem ali.

A expansão de plantas invasoras é considerada crítica por cientistas e ambientalistas. A principal solução é a prevenção no manejo de plantas destinadas à exportação ou importação.  

É preciso levar em conta que muitas dessas plantas que hoje são invasoras foram trazidas para proporcionar algum benefício às pessoas. O problema é que não se teve cuidado com os efeitos que isso poderia causar.

Por essa razão, é importante que os governos implementem medidas de prevenção e controle da flora e da fauna nas fronteiras. Também é importante que a população esteja ciente dos riscos associados às plantas invasoras e tome medidas para evitar a sua disseminação.

Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c727vygjx8jo

https://earthobservatory.nasa.gov/images/7426/water-hyacinth-re-invades-lake-victoria

Próxima Postagem Postagem Antegior
Sem Comentários
Adicionar comentário
comment url