Tillandsia bulbosa: a planta que não precisa de terra

 

tillandsia bulbosa com floração

O gênero Tillandsia, é o maior entre as bromélias, perfazendo cerca de 560 espécies espalhadas desde a América do Norte até a Argentina. Também chamadas de Air Plant (plantas aéreas) já que a maioria não requer substrato algum para viver. Tillandsia bulbosa é uma planta epífita, o que significa que ela cresce sobre outras plantas, sem a necessidade de terra. É nativa da América Central e do Sul, e pode ser encontrada em florestas tropicais, campos e savanas.

Esta planta é conhecida por suas folhas longas e finas, que são cobertas de tricomas, estruturas semelhantes a pelos que ajudam a absorver a umidade do ar. 

A inflorescência é um racemo esparso constituído por espiguetas individuais. As brácteas são vermelhas ou rosa. As flores têm cerca de 3 cm de comprimento (considerando o comprimento do gineceu e dos estames) e as pétalas são azuis escuras ou roxas.

Minha experiência com a Tillandsia Bulbosa


Comprei uma Tillandsia Bulbosa em janeiro de 2019, juntamente com outras plantas, por meio de um site de compras online...

...chegou saudável, apenas algumas folhas chegaram com queimaduras nas pontas. 

Como não possuía experiência com este tipo de planta, inicialmente a acomodei sob um  musgo esfagno. No entanto, logo notei que ela não se desenvolvia. 

Ao ler na internet que ela poderia se adaptar bem ao ambiente do interior (o que, na realidade, não se mostrou totalmente verdadeiro e não é algo que eu recomendaria), decidi posicioná-la no vaso do Baby Groot.


Lamentavelmente, este foi o desfecho. Não cuidei o suficiente. 

Lembro que, antes da morte da planta, havia posicionado-a na varanda, entre os galhos da planta Fruta-Do-Milagre. Durante o período chuvoso, ela se desenvolveu muito bem. No entanto, optei por transferi-la para o vaso do Baby Groot, pois parecia visualmente mais agradável... Serviu de aprendizado.

Com um pouco de cuidado (e não cometendo os mesmos erros que eu), você pode cultivar Tillandsia bulbosa por muitos anos.

Fontes: https://www.jardimexotico.com.br/air-plant-tillandsia-bulbosa-planta-100-aerea
https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A2%D0%B8%D0%BB%D0%BB%D0%B0%D0%BD%D0%B4%D1%81%D0%B8%D1%8F_%D0%BB%D1%83%D0%BA%D0%BE%D0%B2%D0%B8%D1%87%D0%BD%D0%B0%D1%8F
https://www.tillandsiasbrasil.com/tillandsia-bulbosa-air-plant

Próxima Postagem Postagem Antegior
Sem Comentários
Adicionar comentário
comment url